quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

."Meu texto interdisciplinar - 3º semestre...... "


Educação Infantil Tudo Começa Aqui..

A educação tem sido marcada por grandes transformações ocorridas no seio da sociedade. Essas mudanças influenciam de forma significativa o processo educacional, já que a mesma ocorre numa instituição social vinculada a interesses socialmente contextualizados. Dessa forma, a escola acaba incorporando valores, concepções e práticas presentes na sociedade e esta pode contribuir significativamente para reforçar o modelo social vigente.
Essa sociedade na qual a escola está inserida, não se configura como um espaço neutro isolado, mas, constitui-se num espaço que influencia e é diretamente influenciado pela mesma. É nesse espaço sociocultural marcado por trocas constantes entre sujeitos envolvidos, que o espaço educativo se constrói de fato. Desta forma, não podemos analisar isoladamente a prática pedagógica sem nos atermos a essas questões fundamentais.
Nesse contexto, faz-se necessário um olhar reflexivo sobre a problemática que envolve as creches e escolas de Educação Infantil onde a tarefa de cuidar e educar são desenvolvidas de forma distintas. Desta forma, torna-se necessário investigar como se dá o processo educativo onde o educar e o cuidar são compreendidos de forma isolada ou indissociáveis pelos profissionais que atuam nessa instância educativa.
Sabe-se que a Educação Infantil como conhecemos hoje, realizada de forma complementar a família, é um fato recente. Historicamente a creche, parte integrante de Educação Infantil, era vista como refúgio assistencialista, pois coube a ela o papel de substituta da família, devido o trabalho materno fora do lar, a partir da Revolução Industrial.
Mas, a concepção de Educação Infantil é outra, em que deve promover à criança pequena a integração entre seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. E somente a partir da Constituição de 1988, a criança passou a ser respeitada como cidadão em desenvolvimento, passando a ser reconhecida como direito da criança e dever do Estado.
Reafirmando esse direito, a LDB 9394/96, estabelece o atendimento em instituições de Educação Infantil as crianças de 0 a 6 anos de idade, sendo considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade.
O atual cenário em que se encontra a Educação Infantil, onde recentemente o governo passou a assumi-la com políticas voltadas para a melhoria desse seguimento de ensino, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e o Ensino Fundamental de Nove Anos, comprometendo-se em garantir o direito infância, que toda criança tem e que lhe foi negado por muito tempo.
Esses investimentos são de fundamental relevância no desenvolvimento dos sujeitos envolvidos nesse processo educativo, o FUNDEB, atende além do Ensino Fundamental e Médio, também a Educação Infantil que até então não era destinados recursos federais, tem finalidade de aumentar os recursos aplicados pela União, Estados e Municípios na educação básica pública e melhorar a formação e o salário dos profissionais da educação. Outro fato que é importante salientar é a mudança do Ensino Fundamental que aumentou de oito para nove anos.
Ressalta-se que o ingresso dessas crianças no Ensino Fundamental não pode constituir uma medida meramente administrativa, é preciso atenção ao processo de desenvolvimento e aprendizagem delas, o que implica conhecimentos e respeito as suas características etárias, sociais, psicológicas e cognitivas, cujo foco, é o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças de seis anos de idade ingressantes no ensino fundamental de nove anos, sem perder de vista a abrangência da infância de seis a dez anos de idade nessa etapa de ensino. Desta forma, vale considerar, que “assumir a especificidades da Educação Infantil é rever concepções sobre a infância, as relações sociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante das crianças pequenas, como descreve o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil” (RCNEI, 2001 p. 17).
Isso nos remete ao fato de que a educação da criança envolve dois processos indissociáveis o de educar e o de cuidar. E um dos principais problemas verificados é que tanto o cuidado como a educação tem sido entendida de forma muito estreita, onde o cuidar tem significado realizar atividades voltadas para cuidados primários: higiene, sono, alimentação e o educar tem sentido de “escolarização precoce”, desconhecendo um modo atual de ver as crianças como sujeitos que vivem no momento em que predomina o sonho, a fantasia, a afetividade, as brincadeiras, as manifestações de caráter subjetivo, desrespeitando a criança e suas singularidades.
Diante dos vários problemas que são enfrentados nessa instância educativa, surge um questionamento importante, no sentido de compreender como esses profissionais das instituições de Educação Infantil desenvolvem a tarefa de educar e cuidar em sua prática educativa. Esse entendimento possibilitará ao professor a oportunidade de refletir sobre sua prática, bem como, oportunizar situações que propiciem o desenvolvimento das crianças.
É preciso analisar o verdadeiro significado do educar e do cuidar no espaço da Educação Infantil, rompendo com um ideário impregnado que dicotomiza corpo e mente, onde o cuidado está para o corpo, como a educação está para a mente.
É necessário ainda refletir sobre o princípio de que cada momento da vida, em especial da vida das crianças pequenas, deve representar uma etapa significativa e precedente as próximas conquistas e assim o educador deve buscar estratégias para o acompanhamento da história que cada criança vai construindo ao longo do tempo.

Nenhum comentário: