domingo, 25 de novembro de 2007

Meu primeiro texto.... de PPP.


Um olhar Reflexivo sobre Creche

Esse trabalho tem o objetivo de compreender o verdadeiro significado da Educação Infantil, em especial as creches, tendo em vista, que a mesma tem sido compreendida como um espaço meramente assistencial desprovido de uma proposta pedagógica que considere a atividade educativa como uma ação intencional.
Essa produção se fundamenta em teorias discutidas em sala de aula, que foram obtidas através de dados, feita durante as visitas nas escolas e diálogos com seus colaboradores e beneficiados e em obras escritas por profissionais da área.
E, diante do atual cenário que se encontra a Educação Infantil no Brasil, em que apenas esse ano o governo a assumiu com o FUNDEB ( Fundo Nacional da Educação Básica). Faz-se necessário um olhar teórico-reflexivo sobre o contexto que envolve essa etapa da educação.
Durante muito tempo a educação da criança foi considerada uma responsabilidade das famílias ou do grupo social ao qual ela pertencia.
As creches e pré-escolas surgiram depois das escolas e o seu aparecimento tem sido associado com o trabalho materno fora do lar, a partir da Revolução Industrial.
A creche historicamente vista como refúgio assistencialista, criada com o objetivo de atender a crianças de baixa renda, era entendida como instituição ligada apenas para cuidar e guardar crianças, onde se apresentava como substituta da instituição familiar.
Somente a partir da Constituição de 1988 a Educação Infantil passou a ser reconhecida um direito da criança e um dever do Estado. Reafirmando esse direito a LDB nº 9394/96 estabelece o atendimento as crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas passando dessa maneira a ser considerado como primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o “desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade”.
O grande desafio da educação hoje é, no entanto, modificar essa concepção de educação assistencialista e levar muito além de aspectos legais. É evidenciar a especificidade da Educação Infantil, rever concepções sobre a infância e a forma como o processo de ensino-aprendizagem se desenvolve nessa instância educativa. Tendo em vista todas essas questões que envolvem a Educação Infantil, enfatizando a creche, faz-se necessário uma discussão de elaboração de uma proposta pedagógica adequada a essas instituições, em especial a que foi observada.
A integração das creches e pré-escolas no sistema de ensino exigido pela Lei nº 9394/96, ampliou o debate sobre qual seria uma proposta pedagógica adequada para essas instituições, onde Zilma Ramos destaca:

A busca dessa proposta partiu da consideração de que todos os ambientes educacionais são culturalmente construídos, moldados por gerações de atividades e criatividade humanas mediadas por complexos sistemas de crenças ligadas a objetivos e prioridades para a aprendizagem. (OLIVEIRA, 2005.p.168.).

A construção de uma proposta pedagógica implica a uma organização curricular onde esta medie a relação entre a realidade cotidiana da criança e sua realidade social, com conceitos, valores e visões de mundo. Como ainda refere-se Zilma Ramos: “currículo não pode ser entendido como um plano individual predeterminado. É um projeto coletivo, uma obra aberta, criada e apropriada para o aqui e agora de cada situação educativa”.(OLIVEIRA, 2005.p.169).
Desenvolver um currículo para creches, envolve elaborar propostas que proporcionem mudanças e orientem rotas. Além de que deve ocorrer baseada em análise com estabelecimento de metas e de prioridades, levantamento de recursos, na definição de etapas e atividades básicas ou como, Zilma Ramos enfatiza: “Envolve sensibilidade e uma visão de criança como alguém competente e de direitos próprios”.
Evidencia-se que o desenvolvimento do trabalho educativo deve respeitar a infância, enfatizando as diversidades culturais. Em relação à formação histórica, busca-se hoje com o planejamento para creches e pré-escolas romper com a tradição de isolamento com as perspectivas infantis dentro de um mundo controlado por adultos com tarefas descontextualizadas propostas as crianças. Percebe-se hoje, que tarefas tradicionais são substituídas por atividades de livre expressão e troca de opiniões.
Observando a afirmativa citada é perceptível que o novo contexto de Educação Infantil requer propostas curriculares abertas e flexíveis, onde as atividades devem ser diversificadas e constantemente avaliadas.
Nesse contexto, vale ressaltar que a instituição observada precisa necessariamente de uma proposta pedagógica que enfatize todas essas condições que foram aqui ressaltadas. Cabe ainda, que se reveja as atividades e planejamentos aplicados, assim, incube a coordenação pedagógica um apoio mais presente, um acompanhamento didático mais expressivo, além de treinamento e cursos de formação continuada, voltadas para esse nível de ensino.
A coordenação pedagógica precisa rever os conceitos sobre creches e apresentar a comunidade um diferencial, mostrando a devida importância que tem essa instância educativa para as famílias dessa comunidade, onde possa trazê-la para dentro da mesma.

Um comentário:

Escola Ida Bastos disse...

Seu texto do PPP 1 é ótimo se eu fosse você encontrava um jeito de publicar.

Vanuza